Quem foi Rebeca na Bíblia?

Rebeca foi a esposa de Isaque e a mãe de Jacó e Esaú. Ela foi escolhida por Deus para continuar a descendência de Abraão.

Rebeca e Isaque

Depois que Sara morreu, Abraão procurou uma esposa para seu filho Isaque. Abraão não queria que Isaque se casasse com uma mulher de Canaã, que servia a outros deuses. Por isso, ele enviou seu servo mais velho a sua terra natal para encontrar uma mulher entre seus parentes (Gênesis 24:1-4).

Quando o servo chegou à cidade, ele orou a Deus, pedindo um sinal para saber quem era a mulher certa. Nesse momento Deus lhe concedeu o sinal que tinha pedido: uma moça tirou água do poço para ele e seus dez camelos (Gênesis 24:19-21). A moça se chamava Rebeca e era parente de Abraão.

O servo deu presentes a Rebeca e ela contou tudo a sua família, que recebeu o servo em sua casa. O servo explicou que procurava uma esposa para Isaque e pediu para levar Rebeca. A família de Rebeca consentiu mas queria algum tempo para se despedir. O servo queria ir embora logo, por isso perguntaram a Rebeca se ela queria ir. Rebeca disse que sim, sem hesitar, então partiram (Gênesis 24:57-59).

Quando estavam chegando, um homem foi ao seu encontro. Rebeca perguntou ao servo quem ele era e ele disse que era Isaque. Então Rebeca se cobriu com um véu, por modéstia. Isaque se casou com Rebeca e a amou muito (Gênesis 24:65-67).

Rebeca e Jacó

Rebeca não podia ter filhos, então Isaque orou e, 20 anos depois, ela engravidou. Havia gêmeos dentro de Rebeca, que se empurravam dentro de sua barriga. Rebeca perguntou a Deus o que estava acontecendo. Ele lhe revelou que seus dois filhos iriam se tornar em duas nações e que o mais velho serviria ao mais novo (Gênesis 25:22-23).

Quando Rebeca deu à luz, o primeiro filho foi chamado Esaú, que significa peludo. O segundo filho saiu agarrado ao calcanhar do irmão. Ele ganhou o nome de Jacó. Esaú se tornou o favorito de Isaque, porque caçava e seu pai gostava de comer sua caça. Jacó, que era mais pacato e ficava mais em casa, era o favorito de Rebeca (Gênesis 25:27-28). Isso gerou muitos problemas na família.

Quando Isaque estava velho e cego, ele chamou Esaú para lhe dar a bênção de filho mais velho. Quando Esaú saiu para caçar comida para receber a bênção do pai, Rebeca chamou Jacó para tomar a bênção pelo engano. Ela preparou comida para Isaque, vestiu Jacó com as roupas de seu irmão e colocou peles de cabrito em seus braços para se parecer com Esaú (Gênesis 27:15-17). Jacó levou a comida a seu pai e o enganou, recebendo a bênção do filho mais velho.

Rebeca ouviu que Esaú ficou com raiva e queria matar Jacó. Então, ela disse a Isaque que Jacó precisava de uma esposa. As mulheres da região eram idólatras e causavam problemas, por isso Rebeca pediu para mandar Jacó para terra dela para encontrar uma esposa entre seus parentes, tal como o servo de Abraão tinha feito (Gênesis 27:46).

Rebeca salvou a vida de Jacó mas ela nunca mais o viu. Por causa de seu engano, Rebeca ficou sem seu filho favorito na sua velhice. Mas, no fim, Deus usou toda essa situação para abençoar Jacó, que se tornou pai das 12 tribos de Israel.

Anúncios

Autor: Ricardo Ferreira

Sou Ricardo Ferreira da Silva, casado com Leilian Ferreira,meu objetivo de criar esse site é pra levar a palavra de Deus. "Para o Crecimento Espiritual"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s